Casa Real Portuguesa

Casa Real Portuguesa
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 
 

 Agricultura Biológica é nincho de mercado para Algarve

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 273
Data de inscrição : 24/05/2010

MensagemAssunto: Agricultura Biológica é nincho de mercado para Algarve   Qua Maio 26, 2010 11:14 am

http://www.quentalbiologico.com/2010/05/agricultura-biologica-e-um-nicho-com-futuro-no-algarve-e-alentejo/


Agricultura Biológica é um nicho com futuro no Algarve e Alentejo
Maio 2, 2010 por admin
Categorias: Notícias, Todos os artigos
Seja o primeiro a comentar!
Primeiro livro é dedicado de Jack Soifer sobre o Algarve e Alentejo e mostra mais de 70 nichos de mercado que podem ser aproveitados para tirar o melhor partido dos recursos das duas regiões, a nível do turismo, da agricultura biológica ou dos produtos naturais.
«Como sair da Crise ‘A’ – Algarve e Alentejo» é o primeiro de quatro livros que mostram como ultrapassar as adversidades da crise, lançado por Jack Soifer, consultor de turismo em 295 empresas de 11 países e colaborador do «barlavento», na Fnac do AlgarveShopping, na Guia, na semana passada.
O autor que já publicou 35 livros volta agora a apresentar um novo trabalho, onde estão em destaque mais de 70 nichos de mercado que podem ser aproveitados para contrariar a crise no Alentejo e no Algarve.
O que aparece em primeiro lugar são os nichos ligados ao turismo, pois é uma das grandes mais-valias da região algarvia. Jack Soifer alertou, porém, que têm que ser bem explorados, pois o «Algarve centra-se muito no golfe, sol e praia».
Na sua opinião, estes podem continuar a ter o seu espaço, mas há que dar mais destaque, por exemplo, ao turismo «de natureza ou o desporto náutico não motorizado».

A outra aposta é a agricultura biológica, pois as duas regiões têm um clima equilibrado e não são muito afectadas por pragas.
O único entrave seria a distribuição, pois «os oligopólios têm um grande poder» no país, sublinhou Jack Soifer. A solução seria, por isso, exportar cem por cento da produção, «porque o mercado estrangeiro dá mais valor à qualidade», acrescentou.
E há diversos exemplos no Algarve, em particular na produção de flores, como os cravos ou os bonsais cítricos. «Os morangos de Olhão são exportados para a Rússia, Irlanda, Escócia, Noruega e Suécia, porque a sua qualidade resiste a um transporte longo», exemplificou.



Até aqui o problema tem sido a mentalidade, pois está enraizada a ideia de que só as grandes empresas conseguem fazer grandes produtos. O autor do livro contraria a ideia, garantindo que «há pequenas empresas que são especializadas, têm 30 trabalhadores e conseguem exportar muito».
Quanto ao livro «Como Sair da Crise», este é apenas o primeiro de uma série. «Vão sair mais três livros. O B (Beiras e Baixo Tejo) está escrito e espero lançá-lo em Dezembro ou Janeiro. Para o C (Cumes e Centro) já tenho o material de investigação e deverá estar pronto em Fevereiro. O D (Douro) deverá ficar para o fim do próximo ano», revelou ao «barlavento» Jack Soifer.
É que, para o autor, «Portugal tem riquezas muito distintas em diferentes regiões», por isso para cada uma escolhe «mais de 70 nichos consoante o seu potencial».
A ideia geral é, porém, a mesma: «a crise é uma oportunidade para mudar. Quem estuda história económica vê que é durante as crises que quem não tem capital consegue avançar com novas ideias e projectos». E para o consultor, «Portugal tem tudo para ser o quarto país mais importante da Europa».
Além dos bons vinhos, tem boa gastronomia, «natureza exuberante, produção agrícola da melhor qualidade, cultura diversificada e rica, bem como um património espectacular».
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://casa-real-portuguesa.ativo-forum.com
 
Agricultura Biológica é nincho de mercado para Algarve
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil Pilotos não querem abrir mercado para estrangeiros
» Pontos negativos e positivos no fórum
» [Brasil] Tam perde mercado e liderança no doméstico para a Gol
» Sony lançará grandes jogos para o PS3 mesmo com PS4 no mercado.
» Tier list para jogos não-de-luta

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Casa Real Portuguesa :: Saúde e alimentação-
Ir para: