Casa Real Portuguesa

Casa Real Portuguesa
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Catalunha levanta-se contra Castela!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rosa Faria



Mensagens : 44
Data de inscrição : 11/06/2010

MensagemAssunto: Catalunha levanta-se contra Castela!   Seg Jul 12, 2010 12:51 pm

A Catalunha levanta-se em peso num protesto sem precedentes contra a ocupação Castelhana que sem vergonha continua a ocupar entre outras a praça de Olivença!

http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=4606%3Acatalaes-manifestam-se-em-barcelona-e-pedem-autonomia-de-seu-governo&catid=93%3Adireitos-nacionais-e-imperialismo&Itemid=106

Multidão sem precedentes de catalães e catalãs manifesta-se pela autodeterminação em Barcelona


Paísos Cataláns - Direitos nacionais e imperialismo
Sábado, 10 Julho 2010 02:00
DL - A palavra de ordem foi "Nós somos uma nação. Nós decidimos", os participantes – cifrados em um milhão pela polícia – protestaram na noite de hoje contra a sentença do Tribunal Constitucional sobre o Estatuto da Catalunha.

Barcelona. Centenas de milhares de catalães manifestaram-se hoje em Barcelona pela autodeterminação, com participação do chefe de governo da Catalunha, José Montilla, do PSC (partido associado ao PSOE espanhol), e de todos os presidentes anteriores da Autonomia atual.

Com a manifestação cuja palavra de ordem foi "Nós somos uma nação. Nós decidimos", os participantes – cifrados em um milhão pela polícia – protestaram na noite de hoje contra a falha do Tribunal Constitucional espanhol sobre o Estatuto da Catalunha.

Há quase duas semanas, além de declarar inconstitucionais 14 pontos de seus mais de 200 artigos, o Tribunal reinterpretou ou matizou outros 27.

Com bandeiras catalãs, os manifestantes recorreram hoje o centro da metrópole meditarrânea e entoaram lemas de independência. "Adéu Espanya" ("Adeus Espanha") foi uma das consígnas nos panfletos.

Entretanto, nem todos os manifestantes pediam a autodeterminação para essa nação sem Estado, bem como o levantamento da falha do Tribunal Constitucional.

Entre outras coisas, os juízes do tribunal haviam repudiado a criação de um sistema de justiça catalão, algo previsto no estatuto. E qualificaram de inconstitucional que o idioma catalão tenha preferência frente ao castellano, tanto nas escolas como na administração.

A corte falhou, além disto, que a definição de Catalunha como nação no preâmbulo do Estatuto carece de eficácia jurídica.

Baseado na crônica de La Jornada (México).

Tradução: Lucas Morais (E-mail/Blog/Twitter)


--------------------------------------------------------------------------------

Segunda fonte: Vilaweb

Sucesso incontestável de uma jornada histórica
O independentismo colapsa Barcelona numa manifestação sem precedentes. Todo o passeio de Graça e a Grã Via, cheios de manifestantes. A cabeceira teve de se dissolver porque não podia adiantar dada a participação em massa.

Centenas de milhares de cidadãos de todo o país colapsaram hoje o centro de Barcelona numa manifestação sem precedentes contra a sentença do Tribunal Constitucional (TC) sobre o estatuto. A um quarto para as sete começou muito lentamente a manifestação, coordenada por Òmnium Cultural com o apoio de mil e quinhentas entidades e partidos, e bem cedo ficou todo o percurso previsto (Passeio de Graça de Diagonal a Grã Via e Grã Via de Passeio de Graça até praça Tetuan) completamente colapsada ao ponto que a cabeça, com milhares de cidadãos diante e detrás, quase não pode adiantar e teve de se dissolver. À cabeça foram os seis presidentes e ex-presidentes da Generalitat e do parlamento: José Montilla, Ernest Benach, Pasqual Maragall, Jordi Colina, Joan Rigol e Heribert Barreira.

A manifestação é multitudinària e participam entidades e partidos de todo o País. A Obra Cultural Balear, juntamente com uma plataforma formada pela maioria de partidos de de as Ilhas (PSIB-PSOE, UM, PSM, ERC, EAV, Iniciativa de Esquerdas, os Verdes e Entesa por Maiorca), também participa, depois da concentração de ontem na praça de Corte de Palma, que já reuniu centenas de pessoas. Acció Cultural do País Valenciá organizou autocarros desde a maioria de comarcas do País Valenciá. Uma dezena de autocarros foram a Barcelona desde a Catalunha Norte, promovidos pelo Casal Catalão Jaume I de Perpinyà e por partidos políticos.

Sentença num dia dantes

Precisamente ontem o Tribunal Constitucional espanhol fez pública a sentença íntegra contra o estatuto de autonomia de Cataluña, uma sentença que ataca as bases da autonomia e da normalização linguística: defesa a primacia da língua espanhola, diz que a constituição só reconhece a nação espanhola e corta as competências da Generalitat em aspectos chave como a divisão territorial, a arrecadação de impostos, a legislação sobre as caixas, a convocação de referendos e o poder judicial. A publicação fez-se horas antes da grande manifestação contra a sentença, fato que tem inflamado as horas prévias.


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Catalunha levanta-se contra Castela!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vento levanta 747
» Xuxa abre Guerra contra Google
» Cerimônia no Rio marca promoção da primeira mulher contra-almirante
» Protegendo selos e coleções contra a umidade
» Felasp Campanha contra tuberculose

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Casa Real Portuguesa :: Os inimigos da liberdade-
Ir para: